Gato sem pelos

A característica incomum da raça Sphynx (sem pelos) era provavelmente uma mutação naturalmente espontânea na raça. “The Book of the Cat”, publicado em 1903, refere-se a um par de gatos sem pelos chamados de Hairless Mexicano, que foi obtido de um casal mexicano de indígenas locais. A raça mais tarde ressurgiu quando um par de gatos siameses deram à luz três gatinhos sem pelos em 1950 em Paris.

E, embora o aparecimento subsequente entre o mesmo par produza o mesmo resultado, a reprodução com outros gatos siameses não levou a prole sem pelos. Outros espécimes sem pelos foram descobertos no Marrocos, Austrália, Carolina do Norte e em Toronto no Canadá, onde em 1966, um casal de pelo curto inglês (British Shorthair) domésticos produziram uma ninhada que incluiu uma gatinha sem pelos. Foi então que o Sphynx moderno surgiu.

No entanto, a história familiar da raça Sphynx (sem pelos) começa em 1975. Os proprietários da fazenda de Minnesota, Milt e Ethelyn Pearson, descobriram que um gatinho sem pelos nascera de sua gata Jezabelle. Este gatinho, sem pelos, foi pareado com outro gatinho sem pelos nascido mais tarde chamado Dermis, e vendido para Kim Mueske, um criador de Oregon. Em 1978, o criador Siamês Shirley Smith, de Ontário, descobriu dois gatinhos sem cabelo na rua do bairro.

Os dois gatinhos, Punkie e Paloma, foram ambos adquiridos pelo Dr. Hugo Hernandez e criados com um Devon Rex branco chamado Curare van Jetrophin. Os gatos produzidos a partir desta união, juntamente com os gatos do Oregon, lançaram as bases para uma nova linhagem da raça.

Embora não seja o Sphynx que conhecemos hoje, porque os pareamos do Sphynx com o Devon Rex resultaram em anormalidades congênitas, a descendência resultante foi suficiente para causar uma ondulação de excitação na comunidade de criação de gatos.

Temperamento

Este é um gato com alta energia que pode realizar truques acrobáticos, como um macaco. A raça Sphynx  é excelente em equilíbrio, escala sobre as portas e prateleiras. Eles adoram a atenção humana e realizarão travessuras para o diversão de todos.

A raça Sphynx  é curioso e malicioso, e essas qualidades são de alto nível de inteligência encontrado nesta raça. Mas, também é uma raça bem-educada e fácil de lidar. Ele gosta muito de brincar com brinquedos que desafiam seu atletismo e cérebro.

Saúde

Apesar da aparente falta de pêlos, é importante cuidar  muito bem do Sphynx. Use óleos corporais, porque o Sphynx é carente desse atributo natural de manter o óleo sobre a pele em equilíbrio. Isso pode levar a problemas de pele.

Uma rotina de banhos, pelo menos uma vez por semana, para remover a acumulo de óleos corporais é suficiente para manter a pele saudável e os moveis limpos. Uma consideração importante para a pele, que é óbvia, é que o Sphynx deve ser protegido do sol. Apenas exposição limitada.

Uma pequena quantidade de sol pelas manhã irá intensificar as cores naturais da pele do gato. O sol mais intenso  queimar a pele do seu gato, assim como a pele humana.

Geneticamente, a raça de gato Sphynx é forte e não suscetível a qualquer coisa específica. O Sphynx é uma raça saudável, com poucos problemas de saúde.

Embora muito saudaveis as seguintes doenças tenham sido observadas na raça:

  • Urticária pigmentosa, uma doença da pele que causa feridas crostas no corpo.
  • Cardiomiopatia hipertrófica, uma forma de doença cardíaca que é herdada em algumas raças de gatos.

Quer saber o preço dessa raça e de outas mais, confira aqui…

Author: Raças de Gato

Share This Post On

4 Comments

  1. Already fixed the error, now it is loading normal.

  2. Thanks.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *