O gato American Wirehair é uma mutação espontânea do American Shorthair. Em 1966, uma gatinha foi encontrada em uma ninhada e tinha o pelo frizado, semelhante à de um Wire Fox Terrier. Os gatos que deram a luz a este gatinho podem ter sido o American Shorthairs, ou talvez tenham sido gatos de fazenda que se assemelassem fortemente aos americanos. Este gatinho foi vendido para um criador que decidiu tentar replicar sua mutação para ter o pelo espontâneo.
Os gatinhos resultantes desses acoplamentos foram dados para outros criadores e um programa de criação cuidadosamente planejado foi iniciado, dedicado a produzir a raça Wirehair americana. O American Wirehair está se tornando cada vez mais popular nos Estados Unidos. Esta raça tem um padrão de exibição, que é quase idêntico ao do American Shorthair. No entanto, cada pelo e individual tanto no frisado e ondulado. Esta textura cria uma sensação única e resistente ao pelo.
Temperamento
Se ele estiver com vontade de brincar, ele vai trazer um brinquedo para você brincar com ele. O Wirehair também brinca bem sozinho, e ele é um bom companheiro para pessoas solteiras.
Saúde
O gato American Wirehair não possui nenhum problema genético inerente. Ele é um híbrido forte e vigoroso, tornando o Wirehair resistente à doenças e é um dos mais saudáveis e fáceis de cuidar dos gatos domésticos. No entanto, há detalhes que devemos levar em conta. Como o pelo dentro das orelhas é grosso e ondulado, as orelhas podem ter acúmulos de cera, por isso a limpeza regular deve evitar problemas de entupimento nos canais das orelhas.
Quer saber o preço dessa raça e de outas mais, confira aqui…