Existem muitas teorias quanto à origem do gato angorá. De acordo com uma teoria, o Pallas de pelos compridos um gato selvagem asiático que é do tamanho do gato doméstico, é o antepassado do angorá. No entanto, isso é muitas vezes refutado porque o Pallas é selvagem e agressivo, enquanto o angorá é afetuoso. Outra teoria (e um cenário mais provável) sugere que o Angorá, como outros gatos domésticos, é originário do gato selvagem africano.
Esses gatos provavelmente adquiriram a característica de pelos longos de mutações há muitos séculos, prosperando nas áreas montanhosas da Turquia. Muitas histórias estão associadas a esta raça. Uma dessas lendas conta de Maomé (570 a 632 d.C), fundador da fé islâmica, e sua decisão de cortar a manga ao invés de perturbar o Angorá Muezza que estava dormindo em seus braços. Esses gatos, antes chamados de gatos de Ancara em homenagem à capital turca, chegaram à Grã-Bretanha e à França no final de 1500, vindo da Turquia, da Pérsia, da Rússia e do Afeganistão.
Os Angorás foram então introduzidos na América no final dos anos 1700, e reuniram rápida fanfarra. Infelizmente, eles começaram a perder popularidade após a chegada do gato persa. Os criadores cruzaram o Angorá com o Persa para aumentar o comprimento e a sedosidade de seu pelo. Ao longo do tempo, os cruzamentos permitiram que os genes de pele branca do Angorá se tornassem uma parte estável da linha persa, mudando a coloração do persa de um cinza estático.
Angorá Gato
Os olhos peculiarmente coloridos e inerentes. Alguns angorás são muito apreciados pelo povo da Turquia e podem ser vistos em zoológicos. Como se acredita serem os favoritos de Deus (Muezza, o gato amado de Maomé era um Angorá com olhos incomuns). Até hoje, é quase impossível adquirir um Angorá branco da Turquia. Entretanto, você só encontrará esses gatos em zoológicos ou nas casas de criadores especializados. Mas mesmo na Turquia, a propriedade de um Angorá branco é rara.
Temperamento
Saúde
Os gato angorá são geralmente saudáveis, mas os gatos brancos com um ou dois olhos azuis são propensos a surdez em uma ou nas duas orelhas. Entre os outros problemas observados na raça, destacam-se a ataxia e a cardiomiopatia hipertrófica.
- Ataxia é uma desordem neuromuscular fatal que afeta gatinhos muito jovens às 2 a 4 semanas de idade. O rastreio cuidadoso reduziu consideravelmente a incidência da doença.
- A miocardiopatia hipertrófica é uma forma de doença cardíaca que faz com que o músculo cardíaco se aumente.