Raças de Gato

Gato Angorá

Existem muitas teorias quanto à origem do gato angorá. De acordo com uma teoria, o Pallas de pelos compridos um gato selvagem asiático que é do tamanho do gato doméstico, é o antepassado do angorá. No entanto, isso é muitas vezes refutado porque o Pallas é selvagem e agressivo, enquanto o angorá é afetuoso. Outra teoria (e um cenário mais provável) sugere que o Angorá, como outros gatos domésticos, é originário do gato selvagem africano.

Esses gatos provavelmente adquiriram a característica de pelos longos de mutações há muitos séculos, prosperando nas áreas montanhosas da Turquia. Muitas histórias estão associadas a esta raça. Uma dessas lendas conta de Maomé (570 a 632 d.C), fundador da fé islâmica, e sua decisão de cortar a manga ao invés de perturbar o Angorá Muezza que estava dormindo em seus braços. Esses gatos, antes chamados de gatos de Ancara em homenagem à capital turca, chegaram à Grã-Bretanha e à França no final de 1500, vindo da Turquia, da Pérsia, da Rússia e do Afeganistão.

Os Angorás foram então introduzidos na América no final dos anos 1700, e reuniram rápida fanfarra. Infelizmente, eles começaram a perder popularidade após a chegada do gato persa. Os criadores cruzaram o Angorá com o Persa para aumentar o comprimento e a sedosidade de seu pelo. Ao longo do tempo, os cruzamentos permitiram que os genes de pele branca do Angorá se tornassem uma parte estável da linha persa, mudando a coloração do persa de um cinza estático.

Angorá Gato

O benefício inverso não era verdade para o Angorá. Estava gradualmente a perder os seus traços únicos e os descendentes dos cruzamentos pareciam mais o persa, até que o persa se tornou a raça dominante. Como o Angorá perdeu a pureza da raça devido à criação cruzada, sua popularidade despencou para um mínimo histórico nos anos 1900, forçando o governo turco a agir. O povo turco colocou um alto valor em seus gatos revestidos de branco, de olhos azuis e de olhos estranhos, de modo que o governo, juntamente com o zoológico de Ankara, iniciou um cuidadoso programa de melhoramento para proteger e preservar os gatos Angorá brancos e com azul e olhos âmbar; um programa que continuou.

Os olhos peculiarmente coloridos e inerentes. Alguns angorás são muito apreciados pelo povo da Turquia e podem ser vistos em zoológicos. Como se acredita serem os favoritos de Deus (Muezza, o gato amado de Maomé era um Angorá com olhos incomuns). Até hoje, é quase impossível adquirir um Angorá branco da Turquia. Entretanto, você só encontrará esses gatos em zoológicos ou nas casas de criadores especializados. Mas mesmo na Turquia, a propriedade de um Angorá branco é rara.

Temperamento

Gato angorá é doce inteligente, mas pode ficar chateado com mudanças repentinas em seu ambiente. Ele é silencioso apesar da sua ascendência semi-feral. O angorá é leal e afetuoso, e adora brincar e correr. Ele se dá bem com todos, crianças, idosos, visitantes. Eles são, por sua vez, muito protetores de seu dono.

 

 

Saúde

Os gato angorá são geralmente saudáveis, mas os gatos brancos com um ou dois olhos azuis são propensos a surdez em uma ou nas duas orelhas. Entre os outros problemas observados na raça, destacam-se a ataxia e a cardiomiopatia hipertrófica.

Confira as raças mais caras do mundo aqui…

Sair da versão mobile