Gato Orelhudo

O Gato orelhudo é o nome popular dos felinos da raça oriental shorthair é um gato esbelto com traços elegantes e uma pelagem com variações de cores, sendo elas preto, azul/cinza, chocolate/marrom, canela, creme/bege/castanho, fulvo, prata, laranja, branco.

Parte da família siamesa de raças de gatos (que também inclui os balineses e os orientais de pelo longo), este lindo “gato orelhudo e meio narigudinho” é inteligente, atlético e vocal, não tem vergonha de exigir atenção.

O oriental Shorthair anseia por interação afetuosa com sua família, tanto os membros humanos quanto outros animais de estimação. A maioria dos orientais Shorthair gosta de conhecer novas pessoas.

Ocasionalmente, um gato pode se tornar obcecado por uma pessoa; por outro lado, pode ser mais evasivo com os outros. No entanto, isso acontece mais como uma exceção do que como a regra.

Deve-se notar que a vocalização é uma parte fundamental da personalidade do oriental shorthair, uma característica compartilhada pela maioria dos gatos da família siamesa. Um oriental expressará excitação, interesse, desespero ou outras emoções com uma ampla gama de sons vocais.

Muitos proprietários orientais relatam que seus gatos mantêm “conversas” com vários miados e gorjeios.

 

História do Orelhudo Oriental Shorthair

O oriental Shorthair resultou do cruzamento de várias outras raças de gatos. Após a Segunda Guerra Mundial, muitas raças de gatos domésticos estavam em perigo. Para reviver os siameses, criadores ingleses introduziram blues russos, abissínios e shorthairs britânicos em suas linhas. 

A princípio, os criadores deram uma distinção de raça única a cada híbrido não registrado. No entanto, logo perceberam que o pool genético desses gatos abrigava uma ampla variedade de combinações de cores. Assim, a diversidade se tornou evidente rapidamente.

Para simplificar a classificação, todos os gatinhos sem pontas ficaram conhecidos como orientais. O oriental foi introduzido nos Estados Unidos na década de 1970 e rapidamente ganhou o status de campeão da Cat Fanciers ‘Association (CFA) em 1977.

Inicialmente, a raça consistia apenas em uma variedade de pelo curto. No entanto, com o tempo, mais cruzamentos nos EUA resultaram em variedades de raças orientais de pelo curto e longo. Além disso, esses cruzamentos expandiram ainda mais as combinações de cores da pelagem. Como resultado, hoje existem cerca de 300 variedades de cores e padrões.

As pessoas às vezes chamam o oriental de ‘gato arco-íris’ por causa de sua pelagem colorida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidados oriental Shorthair

A pelagem curta e sedosa é de baixa manutenção, e este gato faz um excelente trabalho de autolimpeza.

No entanto, seu gato pode apreciar uma escovação ocasional para remover pelos soltos e estimular a pele.

Verificações regulares das orelhas, limpezas dentárias e aparas de unhas também são partes importantes para manter qualquer gato bem cuidado.

 

Exercício

Os orientais Shorthair amam a estimulação interativa e gostam de aprender habilidades, realizar truques e brincar de buscar.

Esses gatos são muito interativos e adoram brincar com os membros da família, outros gatos e até cães.

Muitas vezes, é recomendável que tenha companheiro peludo. Eles adoram pular e subir em pontos altos – como geladeiras ou armários – para ficar de olho nas atividades lá embaixo.

 

Problemas comuns de saúde

Com uma história genética intimamente ligada à dos siameses, os orientais Shorthair estão predispostos aos mesmos problemas de saúde apontados a seus parentes.

Em geral, considera-se que essa raça é saudável. As condições de saúde observadas em nos orientais incluem:

Pedras na bexiga

Amiloidose hepática e renal

Câncer de mastócitos

Olhos cruzados

 

 

Confira as raças mais caras do mundo aqui…

Author: Raças de Gato

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *