A raça gato siberiano é um gato glamouroso nativo da taiga da Sibéria, uma área florestal com um clima subártico que, sem dúvida, contribuiu para o pelo longo, grosso e protetor desse gato. Os gatos foram conhecidos na Rússia por cerca de 1.000 anos d.C e muitas vezes figuram em contos populares russos. As famílias russas retratam contos afetivos de seus siberianos e sua incrível lealdade e personalidades, mas esses gatos também desempenharam um papel prático nas fazendas como controle de roedores.
Os siberianos chegaram pela primeira vez aos Estados Unidos em 1990 e a International Cat Association os reconheceu em 1996. A American Cat Fanciers Association aceitou a raça em 1999, seguida pela Cat Fanciers Association em 2006. A raça está ganhando popularidade porque tem uma reputação de ser hipoalergênico – que pode ou não ser o caso, dependendo da pessoa individual.
Temperamento
Os siberianos são destemidos, silenciosos, brincalhão e calmo. Eles podem levar até 5 anos para amadurecerem completamente, mas permanecem brincalhão ao longo de suas vidas. Esses gatos adoram estar perto de membros da família e se da bem com crianças , cães, gatos e outros animais.
Saúde
Os siberianos costumam ser saudáveis, mas a cardiomiopatia hipertrófica é um problema que afeta a raça.
- A miocardiopatia hipertrófica é uma forma de doença cardíaca que faz com que o músculo cardíaco se aumente. Os siberianos estão entre as raças que podem ser afetadas por essa doença.
Quer saber o preço dessa raça e de outas mais, confira aqui…